CATEDRAL DA S
____________________________________________________________
A Catedral Metropolitana de São Paulo ou Catedral da Sé, localiza-se na Praça da Sé, no centro da cidade de São Paulo. É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo. A catedral é o templo principal da paróquia de Nossa Senhora Assunção e São Paulo, criada em 10 de agosto de 1591. A história da catedral de São Paulo começa em 1589, quando se decidiu que uma igreja principal (Matriz) seria construída na pequena vila de São Paulo de Piratininga.
Esta igreja, situada no local da catedral atual, foi terminada em torno de 1616.
São Paulo transformou-se em sede de diocese em 1745, e a partir dessa data, a antiga igreja foi demolida e substituída por uma nova, construída em estilo barroco, terminada em torno de 1764. Esta modesta igreja seria a catedral de São Paulo até 1911, quando foi demolida.
A catedral atual foi construída por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. Os trabalhos começaram em 1913 no local da catedral colonial demolida. O arquiteto responsável foi o alemão Maximilian Emil Hehl, que projetou uma enorme igreja em estilo eclético, por possuir vários elementos de estilos distintos, como a cúpula e o arco ogival, mas que predomina claramente o neogótico, inspirada nas grandes catedrais medievais europeias.
Histórico de Catedral da Sé
A primeira igreja localizada onde hoje está a Catedral da Sé foi edificada por volta de 1600, demolida e reconstruída no ano de 1764 e novamente demolida em 1911. Foi por iniciativa de Dom Duarte Leopoldo e Silva, Primeiro Arcebispo de São Paulo, que começou a construção da nova Catedral Metropolitana a partir de 1913, com projeto em granito no estilo neogótico feito pelo arquiteto Max Hehl.
Em 1954, para festejar o IV Centenário da Cidade de São Paulo, a catedral foi inaugurada, embora não estivessem concluídas as obras, pois ficaram faltando as torres, que posteriormente foram finalizadas. Por estar