SAUDE MENTAL 1 1
UNIDADE VIA CORPVS
CURSO:ENFERMAGEM
ESTUDO DE CASO DE UMPACIENTE COM ESQUIZOFRENIA
MARIA SUELY CIRINO CHAVES
MARYLLI NOBRE FERREIRA DE SOUZA MUNIZ
FORTALEZA/CE 2015
SUMARIO
RESUMO
1-INTRODUÇAO
2-OBJETIVOS
3-METODOLOGIA
4-RESULTADOS
5.1- HISTORICO
5.2-EVOLUÇAO
5.3-DIAGNOSTICOS(NANDA),INTERVENÇOES(NIC),E RESULTADOS ESPERADOS(NOC)DE ENFERMAGEM
5.4-MEDICAMENTOS EM USO
6- CONSIDERAÇAO
7-REFERENCIAS
RESUMO
O seguinte trabalho é um estudo de caso realizado no Hospital Mental de Messejana Professor Frota Pinto em Fortaleza, que abortara o histórico da doença junto com os conceitos, será descrito o desenvolvimento da doença, terá uma abordagem também aos sintomas iniciais, positivos e negativos da esquizofrenia.
Dando a continuidade a pesquisa mostrará as teorias do desenvolvimento da esquizofrenia e também das classificações da doença. Será descritos os tipos de tratamentos, finalizando com os cuidados de enfermagem para cada tipo de pacientes e alguns cuidados com o familiar do esquizofrênico. Palavra-chave: Esquizofrenia, Transtorno Mental, Cuidados de enfermagem.
1-INTRODUÇÃO
O histórico conceitual da esquizofrenia data do final do século XIX e da descrição da demência precoce por Emil Kraepelin. Outro cientista que teve importante influência sobre o conceito atual de esquizofrenia foi Eugen Bleuler.
Kraepelin (1856-1926) estabeleceu uma classificação de transtornos mentais que se baseava no modelo médico. Seu objetivo era delinear a existência de doenças com etiologia, sintomatologia, curso e resultados comuns. Ele chamou uma dessas entidades de demência precoce, porque começava no início da vida e quase invariavelmente levava a problemas psíquicos. Seus sintomas característicos incluíam alucinações, perturbações em atenção, compreensão e fluxo de