Catedral da S
Construída entre os anos de 1598 e 1612, a ´´velha sé ´´ como é conhecida, foi construída em um sistema rudimentar de paredes e muros em formato de uma grande caixa. O local escolhido e definido pelo cacique Tibiriçá, que foi o primeiro índio a ser catequizada pelo padre Jose de Anchieta.
Com o crescimento da cidade de São Paulo, a matriz ganhou o seu verdadeiro valor, tornando-se sede episcopal, que se refere a um lugar onde o bispo tem sua catedral , exercendo seu governo eclesiástico. Mas infelizmente a igreja estava bastante destruída pela passagem do tempo e com isso teve ser demolida, para se dar inicio à construção da nova igreja que temos hoje.
O inicio da construção deu-se por volta de 1912, mas só veio a ser inaugurada em 1954 no aniversario de São Paulo. O atraso da construção se deu por consequência das duas grandes guerras que atrapalharam a importação das matérias. A catedral e de estilo neogótico caracterizado por pilares, arcos e sem falar dos belíssimos vitrais, construída com 11 metros de comprimento, 46 metros de largura e 65 metros de altura, sem contar com as torres.
Com o passar do tempo, a catedral esteve muito tempo fechada para restauração. Isso aconteceu por três anos (1999-2002),sendo a restauração necessária , pois a igreja estava cheia de trincas, os vitrais as portas e as mobílias também precisavam de restauração, e aproveitaram para fazer novas adequações para melhor atender aos fieis.
O monumento também teve grande importância na vida política dos País. Durante a ditadura militar (1964-1985), D. Agnelo Rossi e depois o arcebispo D. Pedro Evaristo Arns, se dedicaram a combater a ditadura militar, denunciando crimes e torturas e cedendo a catedral para manifestações politicas.
Não podemos nos esquecer do marco zero de São Paulo, que se localiza na Praça da Sé, que é um pequeno monumento de mármore em formato hexagonal, construído em 1934, e que traz um mapa das estradas que partem de São Paulo com destino a outros