catedral e bazar
SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES
ANTONIO MARTINS FERREIRA JUNIOR
A CATEDRAL E O BAZAR
SÃO LUIS
2014
ANTONIO MARTINS FERREIRA JUNIOR
A Catedral e o Bazar
Atividade apresentada a disciplina de SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES da UNIVERSIDADE CEUMA, como requisito para obtenção parcial de nota.
Prof: Claudia Archer
São Luís
2014
A Catedral e o Bazar
A Catedral e o Bazar é um ensaio de Eric S. Raymond sobre métodos de engenharia de software, baseado em suas observações do processo de desenvolvimento do Linux e suas experiências administrando o projeto open source fetchmail que foi primeiramente apresentado pelo autor no Linux Kongress em 27 de Maio de 1997 e publicado como parte do livro com o mesmo nome em 1999 que viera a lançar.
A Catedral e o Bazar (em inglês: The Cathedral and the Bazaar) é um ensaio de Eric S. Raymond sobre métodos de engenharia de software, baseado em suas observações do processo de desenvolvimento do Linux e suas experiências administrando o projeto open source fetchmail. Foi primeiramente apresentado pelo autor no Linux Kongress em 27 de Maio de 1997 e publicado como parte do livro com o mesmo nome em 1999. É normalmente considerado como o manifesto do movimento Open source.
O ensaio apresenta dois diferentes modelos de desenvolvimento de um software livre:
O modelo Catedral, no qual o código fonte está disponível para cada release do software, mas o código desenvolvido entre dois releases é restrito a um grupo de desenvolvedores exclusivo. Os projetos Emacs e GCC são apresentados no ensaio como exemplos. O modelo Bazar, no qual o código é desenvolvido de forma totalmente aberta e pública, utilizando a Internet. Raymond credita Linus Torvalds, líder do projeto Linux, como o inventor deste modelo de desenvolvimento de