Catedral e bazar
Catedral
O modelo Catedral é caracterizado por uma estrutura de planejamento e esforço centralizada, com uma equipe trabalhando sobre um objetivo com um cronograma bem estruturado; O modelo Catedral segue um objetivo comercial, utilizando uma equipe limitada, com profissionais remunerados e somente essa equipe tem acesso ao código. Quando este software é liberado para o público, ele já possui um certo grau de confiabilidade. Além de que a equipe de desenvolvedores é altamente divida e liderada por um superior/coordenador.
O Sistema Operacional Windows, segue o modelo Catedral, que é desenvolvido de maneira comercial, baseado em análise de mercado.
Bazar
O modelo Bazar é caracterizado pela forma de trabalho descentralizada e o esforço de voluntários são as principais características. E um claro exemplo deste modelo, é o Linux; O modelo Bazar é composto por uma grande comunidade de desenvolvedores que liberam as suas versões a todo momento. Esses desenvolvedores estão distribuídos geograficamente, se comunicam pela internet e a organização é extremamente informal. O software que produzem, é gratuito, e tão pouco as pessoas que participam dele recebem algo em pagamento. Sendo assim, o trabalho é voluntário, motivado apenas pelo resultado do projeto lhes traz.
O Sistema Operacional Linux, segue o modelo Bazar, que é desenvolvido de maneira voluntária, baseada nas necessidades do desenvolvedor.
“A pessoa que entende e conserta o problema não é necessariamente o mesmo que o caracterizou.” – Linus Torvaldis.
Quando se há centenas de co-desenvolvedores analisando um mesmo problema, este mesmo problema acaba sendo transparente pra alguém, ou seja, “Havendo olhos suficientes, todos os erros serão óbvios” – Eric S.