Relatório de visita - catedral sé
RELATÓRIO DE TRABALHO DE CAMPO
CATEDRAL DA SÉ
André Macedo
Fernanda Siqueira
Giovanna Almeida
Lucas Marques
Mariana Monteiro
Renata Telino
SÃO PAULO, 22 DE ABRIL DE 2013
CARACTERIZAÇÃO DO EMPREENDIMENTO
A catedral da Sé, um dos marcos arquitetônicos da cidade de São Paulo, foi instalada em sua região no ano de 1591 passando por grandes mudanças até chegar do modo em que a conhecemos.
Sua primeira versão foi construída com o objetivo de ser o primeiro templo em taipa de pilão, processo de construção onde se utilizava barro, palhas, folhas secas e água, esmagados como se estivessem num pilão entrei taipas de madeira. Seu local de origem foi escolhido pelo Cacique Tibiriçá.
Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de catedral. Por isso, neste mesmo ano inicia-se a edificação da segunda matriz da Sé no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII levanta-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da catedral. Em 1913 iniciou a construção da Catedral como é hoje, elaborada pelo alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica. O templo foi inaugurado em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da Cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais. O monumento também teve a sua importância na vida política recente do País. Em tempos de despotismo militar, D. Agnelo Rossi (1964-1970) assumiu o arcebispado, inaugurando a fase da teologia da libertação e da opção preferencial pelos pobres. Desde 1970 sobressaiu-se a figura do cardeal arcebispo D. Paulo Evaristo Arns, que dedicou todo o seu tempo e o seu esforço ao combate à ditadura militar, denunciando os crimes, as torturas e