Tenhas de ceramica
São produzida com argila beneficiada e em vários modelos como, portuguesa, romana, italiana, americana, francesa, plan, paulista, colonial, holandesa, uruguaia, germânica. Destaca-se pelo conforto térmico e acústico, durabilidade, baixa absorção de água e boa resistência mecânica. “Também possui encaixes precisos, que facilitam o alinhamento, evitando a entrada de água no caso de chuvas com vento”, as telhas cerâmicas são fabricadas com argila analisada e preparada em processo de prensagem ou extrusão e queimadas de forma a permitir que o produto final atenda às condições determinadas pela norma 15310 da ABNT. As telhas cerâmicas acarretam menos peso por m² sobre a estrutura, reduzindo os custos com o madeiramento do telhado. Ainda que o espaçamento entre os ripamentos varie conforme o modelo. O quesito qualidade também é fundamental. Por isso, a telha deve ter passado por um correto processo de queima e descanso da matéria-prima. Atualmente, muitas empresas trabalham com tecnologia, permitindo o controle uniforme da queima. Antes de comprá-las, verifique se o fabricante atua há bastante tempo no mercado e se os modelos são padronizados e fabricados conforme normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e se possuem certificação do Inmetro. Adquira sempre telhas de um mesmo lote para não ter diferença de tonalidade e tamanho, o que pode ocorrer de uma fornada para outra.
Como identificar uma boa telha de cerâmica:
1)-Bata na telha com um metal, deve emitir um som puro metálico e continuo, se emitir um som chocho, é sinal de que não foi bem cozida.
2)-Ainda com o metal, risque com força a telha, se fizer um sulco fundo também é sinal que não foi bem cozida.
3)-Suba em cima da peça, com os dois pés apoiada em lugar plano, sem receios. Ela deve suportar se for de boa qualidade.
4)-Olhe a parte interna e cheque se os encaixes são bem formados e sem lascas. Eles devem ser perfeitos para a boa fixação no