Tática futebol
No futebol moderno de hoje, estamos muito acostumados a ver esquemas como o 4-4-2, 4-3-3, 3-5-2 e 3-4-3. Porém, o que quase ninguém sabe, é que essas evoluções nos esquemas táticos ocorreram desde aproximadamente, 1863, quando a distribuição dos jogadores era feita no “ousado” 1-1-8, e ai para frente, a evolução começou e vários esquemas passaram para que se chegasse ao que vemos nos dias de hoje.
De 1863 até 1871 a distribuição dos jogadores em campo passou do 1-1-8, ao 2-2-6, passando também pelo 1-2-7. Como podemos observar nesses números, o futebol já mostrava que sua tendência seria o jogo a partir do meio campo.
[pic]
Esquema tático de 1863
[pic]
Esquema tático 1870, com uma evolução no meio campo
[pic]
Esquema tático 1871, onde a defesa fica com dois jogadores
A partir deste momento no futebol os espaços começam a ser mais bem ocupados, com a criação do 2-3-5, também chamado de “sistema clássico”, ou também de “pirâmide”. Esse estilo permaneceu por muitos anos no futebol, como por exemplo, no Brasil, que ainda havia resquícios desse esquema na Copa de 1930 no Uruguai.
[pic]
Podemos observar que os sistemas defensivos começam a ganhar maior atenção
Em 1925 foi um marco para o futebol e a história dos esquemas táticos, com a criação do WM, ou 3-2-2-3. Ele privilegiou mais a defesa, com o recuo de um meia, mesmo que os dois meias mais próximos dos atacantes, tenham a função mais ofensiva. Até hoje este esquema pode ser visto no Barcelona, que em muitas vezes usa o 3-2-2-3, ou simplesmente, o 3-4-3.
[pic]
Esquema tático WM, solidez tática começa a ganhar forma.
Nos anos 50 surgiu o 4-2-4, com a criação do quarto zagueiro e no meio campo, apenas dois jogadores. Entretanto o esquema não funcionou muito, já que sobrecarregava muito os meias que eram apenas dois jogadores, o que facilitava de mais a chegado do adversário até a zaga. O jogou começou a ficar muito entre defesa e ataque, quase nunca passando pelo