Trabalho
Esse é o primeiro post de uma série que pretendo publicar neste blog, nesse espaço o futebol será analisado nos seus pormenores táticos, de forma a conceber o esporte não apenas como um jogo em suas características de atleticismo, destreza, esquemas numéricos e sorte, e sim, aproximando-o de uma ciência.
INTRODUÇÃO A DINÂMICA TÁTICA DO FUTEBOL - 1ª PARTE Por: André Salgueiro Lima
O leitor que se propor a examinar esse conteúdo provavelmente é um indivíduo que já possui algum conhecimento sobre futebol e no intuito de aprofundar os seus conhecimentos chegou a esses textos, a própria idéia de pesquisa, de busca por conhecimento já é um forte indício de que o leitor possui uma bagagem bastante razoável de conhecimento na área.
As postagens que serão divulgadas nessa seção servirão como uma ponte que leverá o leitor a um nível de conhecimento avançado, mesmo para quem não é um "entendido" de futebol, esses textos tem a pretensão de doutrinar as mentes ávidas por conhecimento, e que sofrem com a escassez de um material de qualidade para estudo.
Maracanã do ponto de vista do torcedor. Um dos estádios emblemáticos na história do futebol mundial, nele foi realizada a final da Copa do Mundo de 1950 e provavelmente receberá também a final da Copa de 2014, o estádio Mário Filho é com certeza parte da cultura futebolística brasileira.
Não pretendo me estender demais nesse primeiro momento falando sobre o surgimento do esporte, ou analisando cada uma de suas regras haverá um momento mais oportuno para tais abordagens, então, para dar início ao estudo do futebol como uma ciência, a princípio temos que conhecer qual é o objeto, no presente caso, o objeto de estudo é o próprio desporto, o futebol.
Como dizia o pensador "Definir é limitar", mas para essa análise se faz necessária a delimitação do objeto de estudo, mesmo que fadado ao erro, tentarei conceituar o