Tática no Futebol
É a formação inicial de uma equipe de futebol no inicio da partida. São várias as formações, as quais são denominadas por números (4-4-2, 4-3-3, 3-5-2, etc.), que refletem a disposição dos jogadores nos setores de defesa, meio campo e ataque. O esquema tático é implantado de acordo com a tática que o treinador vai usar para a partida.
O futebol é um jogo coletivo onde cada equipe tenta dificultar as ações adversárias, através do esquema tático, que é o posicionamento dos jogadores dentro do campo antes do início da partida (jogadores posicionados estaticamente). Alguns autores como, DRUBSCKY, Ricardo em “O Universo Tático do Futebol, Escola Brasileira, Belo Horizonte: Health, 2003” define esse posicionamento dos jogadores como Sistema Tático..
Para Quina (2001, p.29) “os sistemas de jogo, também chamados de dispositivos táticos, representam o modo de colocação dos jogadores no terreno de jogo”.
Exemplo de esquema tático
Esquema 4-4-2 Quadrado
Fonte: Livro Universo Tático do Futebol, p.123.
Esse esquema 4-4-2 tipo Quadrado, pode ser ofensivo ou defensivo com poucas alterações. Permite uma enorme variação de posicionamentos do meio de campo para frente e tem dois jogadores para cada posição, facilitando a distribuição das tarefas. Utiliza-se dois laterais que se alternam no momento do apoio ao ataque, um volante mais centralizado e outro que faça cobertura dos laterais, dois meias que participem da marcação e cheguem bem à frente e um atacante mais de área e outro com boa movimentação. Na configuração acima, os volantes e meias formam um quadrado.
Esquema 4-4-2 Losango Ofensivo
Fonte: Livro Universo Tático do Futebol, p.123
Esse esquema 4-4-2 tipo Losango Ofensivo, tem por característica a facilidade de se montar triângulos no seu posicionamento pela disposição dos jogadores em campo. Torna-se ofensivo quando utiliza um volante e três meias. Com o losango, há espaço para o