Evolu o do Treinamento T tico
Em determinada época um general alemão “Car Vow Clausewite definiu táticas militares para conseguir superioridade numérica num ponto vital e nu momento preciso. Essa Tática definiu os objetivos das táticas empregadas numa partida de futebol, pois a colocação de um jogador num ponto vital e num momento preciso é o resultado de manobras táticas realizadas com êxito. O objetivo maior do esporte é a conquista, por isto, a tática no futebol é quase tão antiga quanto o próprio esporte.
O primeiro relato tático que encontramos na história do futebol vem da Itália, da cidade de Florença. Em 1529, nesta cidade, dois grupos de 27 jogadores se enfrentaram para resolver suas diferenças, como queriam vencer, se preocuparam com a organização de ações táticas: se alinharam em três grupos de cinco jogadores para o ataque, cinco para o meio campo que eram os sacadores, e sete defensivos, sendo quatro adiantados e três zagueiros atrás deles.
No entanto a evolução da tática do futebol se iniciou na Inglaterra, fixou-se o número máximo de 11 jogadores. O futebol foi oficialmente regulamentado em 1863, tinha que ter oito no ataque, um zagueiro, um médio e um goleiro.
Em 1870 mudou o sistema tático, visando o ataque e utilizando o drible, um goleiro um zagueiro, dois jogadores de meio campo e sete atacantes.
Na Escócia estabeleceram o jogo de equipe, utilizando o passe para o jogo evoluir e, direção ao gol adversário, o sistema usado foi um goleiro, dois zagueiros, dois médios á frente dos zagueiros para combater os atacantes adversários, e seis formando o ataque.
Em 1883 os técnicos adotaram o sistema PIRAMIDAL para ter maior equilíbrio entre defesa e o ataque, formado por um goleiro, dois zagueiros, três médios e cinco atacantes.
Em 1925 Hebert Chapman, técnico do Arsenal, criou o sistema WM, que perdurou por mais de 30 anos. Olhando de cima a formação tinha o aspecto de W sobre um M, se compunham de um goleiro três zagueiros, dois médios recuados,