Estudo do scr
20/10/2011
Objetivo
A meta é conhecer o funcionamento do retificador SCR(Silicon Controlled Rectifier) que será aplicado em um determinado circuito.
Introdução
SCR é um componente eletrônico de quatro camadas da família dos tiristores. Composto, geralmente, por três terminais, dois dos quais denominados anodo (A) e catodo (K), formam um diodo bipolar, e no terceiro terminal (que é usado para controle), denominado gatilho, se aplica um pulso que provoca o "disparo" do dispositivo.
Os SCR`s são dispositivos semicondutores cuja condição de sentido direto é comandável através da aplicação de um pulso de corrente ao terminal de Porta (ou gate em inglês). A condução, uma vez iniciada se mantém mesmo na ausência do sinal no terminal de porta, até que a corrente que o atravessa caia abaixo de um determinado valor, o qual se denomina Corrente de Manutenção de Condução, em inglês Holding Current (IH).
Em sentido inverso, o SCR comporta-se como um diodo normal. Os SCR's são empregados em corrente alternada como retificadores controlados, e quando utilizados em corrente contínua comportam-se como chaves. O SCR é apenas um tipo de tiristor, mas devido ao seu disseminado uso na indústria, muitas vezes os termos tiristor e SCR são confundidos.
MATERIAS UTILIZADOS
Para a realização do experimento foram utilizados os seguintes materiais:
- Fonte de Alimentação Rizzi CC – Estabilizada;
- Resistor de 470Ω;
- Tiristor SCR;
- Lâmpada 2,2V;
- Placa de rede;
- Diodo.
Seqüência Experimental
Na experiência realizada, obtemos informações que explicam o funcionamento do tiristor SCR, montando o circuito como mostrado a seguir na Figura 1:
Em seguida foi ligado a fonte e o interruptor e observado o que aconteceu. Após foi desligado e analisado o efeito. Por último foi diminuído a tensão da fonte até chegar a zero.
ANÁLISE
Podemos observar que ao ligarmos o interruptor e a corrente começa a passar pelo SCR e