A arte de argumentar
A Segunda Guerra Mundial foi um conflito bélico que ocorreu na primeira metade do século XX, envolveu mais de setenta nações, opondo os Aliados às Potências do Eixo. A guerra teve início em 1 de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Grã-Bretanha, estendendo-se até 2 de setembro de 1945.
Esta guerra mobilizou mais de 100 milhões de militares, e acarretou a morte de, aproximadamente, setenta milhões de pessoas (aproximadamente 2% da população mundial da época), a maior parte foram civis. É considerado o maior e mais sangrento conflito de toda a história da humanidade.
As principais nações que lutaram pelo Eixo foram: Itália, Japão e Alemanha. As que lutaram pelos Aliados foram especialmente: França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e União Soviética.
A guerra terminou com a rendição das nações do Eixo, seguindo-se a criação da ONU (Organização das Nações Unidas), o início da Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética (que saíram do conflito como superpotências mundiais) e a aceleração do processo de descolonização da Ásia e da África.
* - A Rússia juntou-se a outras repúblicas formando a URSS e o socialismo de Stálin continuava se espalhando.
- Os EUA tornaram-se a maior potência mundial, maior vendedor e maior comprador.
- A Alemanha estava indignada com todas as sanções e prejuízos que o mundo lhe impôs após a Primeira Guerra.
- Devido a essa indgnação, os regimes autoritários de extrema direita tornaram-se populares: Hitler na Alemanha, Mussolini na Itália, Franco na Espanha, Salazar em Portugal.
- O crash da bolsa de valores de Nova York em 1929 abalou o mundo, provocando uma grave crise financeira global.
- Hitler invadiu a Áustria e os Sudetos da Tchecoslováquia. Na Conferência de Berlim, França e Inglaterra permitiram que a Alemanha ficasse com esses territórios, mas proibiu outras invasões. No entanto, logo após Hitler invadiu a