trabalho de potencia
O principal objetivo do estudo deste trabalho é o de analisar o funcionamento dos componentes eletrônicos, da corrente elétrica e de seus dispositivos interligados. Foram acrescentadas figuras para melhor ilustrar o entendimento do que foi estudado.
Levaram-se em consideração no decorrer deste estudo todos os pontos que viessem dar subsidio a um melhor entendimento do estudo realizado. Foi desenvolvida uma pesquisa para saber um pouco mais da estrutura física, da capacidade e da demanda dos dispositivos que envolvem a corrente elétrica.
Ademais, a Eletrônica de Potência tem grande aplicação na área industrial, onde se reduz consideravelmente a utilização de contatos eletromecânicos, com grandes vantagens como:
I - A segurança por redução significativa de riscos de incêndios;
II - A melhoria na confiabilidade e capacidade dos equipamentos;
III - O aumento na velocidade de resposta a comandos eletrônicos;
IV - O controle é bem mais preciso, em grandes quantidades de potências;
V - A conservação e eficientização de energia.
Portanto, a evolução tecnológica justifica o crescimento do mercado para a eletrônica de potência, que vem exigindo grande velocidade e confiabilidade na sua aplicação. Nos processos utilizados em fábricas e empresas modernas, encontra-se o uso de: inversores de frequência, PLC’s e redes Fieldbus, que controlam a etapa de potência com sofisticada tecnologia, exigindo assim, componentes altamente confiáveis, precisos e velozes nesta etapa. Exemplo: SCR, TRIAC, IGBT, MCT e GTO.
Assim sendo, podemos entender que houve uma evolução rápida de novas tecnologias nos diversos segmentos da sociedade de um mundo globalizado, numa velocidade já mais imaginada. Podemos afirmar que os avanços tecnológicos alcançaram também os componentes tecnológicos da potência eletrônica.
Podemos ainda, relacionar as novas tecnologias, as chaves eletrônicas que estão sendo utilizadas, atualmente, como um potencial bastante significativo