Notre-Dame
O relatório elaborado tem por objetivo referenciar a influência da arte gótica numa das mais bonitas catedrais do mundo. Bem como a sua história.
Notre Dame em português Nossa Senhora fica situada na Praça de Parvis na ilha de Île de Cité, em Paris. O mesmo local associado a outras religiões entre as quais a Romana.
História
O local da catedral é sagrado. Os celtas teriam aqui celebrado diversas cerimónias onde mais tarde os Romanos referidos no parágrafo acima construíram um templo a Júpiter. O local foi também ocupado pela primeira igreja do cristianismo de Paris: a Basílica de Saint-Etienne. Construída por Childeberto a 528 d.C. mas acabou por ser substituída por uma igreja romana que permanecera até 1163, data de início de construção da catedral referenciada.
Sob o apoio de Luís VII e das restantes classes sociais existentes na dada altura, o projecto de demolição da antiga igreja e construção da nova catedral tem um começo. Assim a obra decorreu rapidamente e sem interrupções. A data inicial da construção foi 1163. Notre Dame baseada nalguns traços da Catedral de Saint Denis e influenciada pela arte Gótica tem ainda alguns mistérios: quanto à identidade de quem havia “colocado” a primeira pedra, o Bispo Maurice de Sully ou o Papa Alexandre III. A construção teve um fim em meados do século XIV. As diferenças estilistas são explicadas pela existência de diversos arquitetos que participaram no projeto.
Os serviços religiosos começaram em 1182 embora apenas com o coro. Na transição entre os séculos XII e XIII a nave ficara terminada. No início do século XIII arrancaram as obras da fachada oeste. Os braços do transepto também foram trabalhados com supervisão de Jean de Chelles e Pierre de Montreuil. Ao seu redor ainda se levantam outras catedrais a Catedral de Chartres, a Catedral de Reims e a Catedral de Amiens ainda que estas se encontrem