ATPS PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM completa
CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - 3º SEMESTREDISCIPLINA: PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
A PSICOLOGIA ATUANDO NA ÁREA DA PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
A PSICOLOGIA ATUANDO NA ÁREA DA PEDAGOGIA
INTRODUÇÃO
A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, para que a criança aprenda, ela necessita interagir com outros seres humanos, especialmente com os adultos e com outras crianças mais experientes. A Psicologia da Aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. As operações cognitivas, que são aquelas envolvidas no processo de conhecer, são sempre ativamente construídas na interação com outros indivíduos.
Em geral, o adulto ou a criança mais experiente fornece ajuda à criança, orientando-a e mostrando-lhe como proceder através de gestos e instruções. As crianças aprendem através de ações mediadas pela linguagem e pela instrução. A interação entre adultos e crianças, e entre crianças, portanto, é fundamental na aprendizagem. A Psicologia da Aprendizagem, aplicada à educação e ao ensino, busca mostrar como, através da interação entre professor e alunos, é possível a aquisição de saber e de cultura, por isso, que o papel do professor é de suma importância.
Para o cientista suíço, Jean Piaget, o conhecimento se dá por descobertas que a própria criança faz; um mecanismo que outros pensadores antes dele já haviam intuído, mas que ele submeteu à comprovação na prática. Os significados que o aluno constrói são, pois, o resultado de uma série de interações nas quais envolvem três elementos: o próprio aluno, os conteúdos de aprendizagem e o professor. Certamente, o aluno é o responsável final da aprendizagem ao construir o seu conhecimento, atribuindo sentido e significado aos conteúdos do ensino.
Mas, é o professor quem determina com sua