Catalisador De Automoveis
Gabriel Santos N° 11 3°A
QUÍMICA
São Paulo
Introdução
Trata-se de um dispositivo, instalado no escapamento, que transforma substâncias poluentes em gases menos ofensivos à atmosfera. O catalisador passou a equipar os carros nacionais em 1992. Dependendo da qualidade do combustível utilizado, sua vida útil pode chegar a 80.000 Km.
Os gases tóxicos (monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxido de nitrogênio) saem transformados em gases neutros, inofensivos à atmosfera (dióxido de carbono, água e nitrogênio).
Todo o conjunto é envolvido por uma manta amortecedora (para protegê-lo de vibrações e choques) e encapsulado por duas carcaças.
A desintegração de gases resultantes da queima do combustível é feita por uma colméia metálica ou de cerêmica com minúsculos canais (são 64 por centímetro quadrado).
Função
A função de um catalisador é muito importante dentro do funcionamento do veículo: transformar os gases tóxicos, resultantes da combustão do motor, em gases inofensivos, reduzindo assim a emissão de poluentes na atmosfera.
Os três compostos nocivos são: hidrocarbonetos (na forma de gasolina não queimada) monóxido de carbono (formado pela combustão da gasolina) óxidos de nitrogênio (criados quando o calor no motor força o nitrogênio do ar a se unir ao oxigênio) .
É importante enfatizar que, de acordo com o PROCONVE, os catalisadores originais de fábrica têm durabilidade mínima de 80 mil Km. Os catalisadores para reposição, também originais, duram cerca de 40 mil Km. Essa durabilidade varia de acordo com a utilização do veículo, com o tipo de combustível utilizado entre outros fatores.
Como é Feito / Como é Construido
O catalisador é uma peça formada por núcleo cerâmico ou metálico. A colmeia cerâmica consiste de corderita. Este material de magnésio – alumínio – sílica é distinto particularmente pela sua alta resistência à temperatura. A colmeia