06 Relatorio De Quimica
ÁREA DE: CIÊNCIAS EXATAS E AMBIENTAIS
COMPONENTE CURRICULAR: QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
CURSO DE: FARMÁCIA – 3º PERÍODO
PROFESSORA: MANOELA BAGESTAN
DETERMINAÇÃO DA ACIDEZ DE PRODUTOS
Paula Fernanda Bernardi Suélen Moreschi
Chapecó, Maio de 2014.
Introdução
Basicamente a titulação se trata de um processo onde pequenas quantidades de um reagente (titulante) são adicionadas ao meio reacional (titulado), através de uma bureta, para quantificar uma determinada propriedade da solução. Normalmente este método é utilizado com o intuito de determinar uma concentração, utilizando os princípios da análise volumétrica, caracterizando uma titulação volumétrica. Apesar disso, algumas análises caracterizam titulações gravimétricas, quando ocorre variação na massa, ou ainda titulações espectrofotométricas, quando ocorre variação na absorção da luz pela solução.
A titulação de uma solução básica com uma solução padronizada de um ácido é a determinação da quantidade exata de ácido equivalentemente á quantidade de base presente. (MENDHANM,et al,2002)
Substâncias chamadas de indicadores de neutralização ou indicadores ácido-base, mudam de cor de acordo com a concentração de íons hidrogênio na solução. A característica principal destes indicadores é que a mudança da cor observada em meio ácido para a cor observada em meio básico não ocorre subitamente, mas dentro de um pequeno intervalo de pH, denominado intervalo de mudança de cor (faixa de viragem) do indicador. (MENDHAM,et al,2002)
A titulação pode ser usada, em análises de controle de qualidade. O ácido acético (CH3OOH) é um acido fraco, tendo um Ka de 1,8 x 10-5. Ele é utilizado em química industrial na forma de ácido acético glacial 99,8% (m/m) (densidade de 1,051) ou em soluções de diferentes concentrações. Na indústria alimentícia é conhecido como vinagre, que é uma solução diluída do acido acético glacial (3,5 a 8% m/v). O vinagre é um