Trabalho 2 Semestre Paula
23.1 Considerações Iniciais
Costuma-se dividir a historia da civilização em Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea, trata-se de divisão discutível, mas que logrou aceitação mundial e, em função disso, será adotada adiante, na atualidade discute-se a existência de pós-modernidade ou também pós-contemporaneidade.
23.2 Instituições e pensamento político na antiguidade
A antiguidade época que se entende desde o aparecimento da escrita ate o ano 476 da Era Cristã, mostra do ponto de vista político, diferentes aspectos conforme se tratar do Oriente.
23.2.1 Estado na Antiguidade oriental
O que o caracterizou foi o caráter sacro e religioso do poder, sendo o soberano considerado divino e filho dos deuses. Outra característica importante era a identificação total entre poder político e religioso, patriotismo e religião.
Também havia total concentração dos poderes Legislativos, Executivos e Judiciário nas mãos do rei.
23.2.2 Instituições políticas gregas
No ocidente nota-se algumas diferenças, o governo monárquico e religioso dos primeiros tempos é substituído gradativamente por governos republicamos, a esfera do governo se distingue sem se separar da esfera da religião. Separa-se a moral e a religião do direito. O governo não é considerado divino nem indicado pelos deuses, é eleito pelo povo, pelos cidadãos comuns.
O governo acabou em uma espécie de presidencialismo com o governo de Péricles no século V em que o governador de Polis através do senado, composto por cidadãos de sua confiança, vetava todas as leis emanadas, que julgava inconvenientes para o bem da polis, ditadura disfarçada como diziam os críticos.
23.2.2.1 O pensamento político grego
Limitando-se aos autores ocidentais, mencionem-se as obras da Ciência Política de Platão e Aristóteles na Grécia.
23.2.2.1.1 Platão
Escreveu o livro Politeia, nessa obra, o mais importante discípulo de Sócrates apresenta o que seria a cidade ideal