Geertz
MARQUES, Francisca Ester Sá. Interpretação de produtos culturais: contributos de uma abordagem etnometodológica aos estudos de comunicação. SITE: http://www. faced.ufba.br;
WIKIPEDIA, Enciclopédia Livre. Clifford Geertz (texto em português). Dados obtidos na Internet. Texto atualizado em 18.03.2006.
Clifford Geertz nasceu em São Francisco, Califórnia, no ano de 1926. Seus pais se divorciaram quando ele tinha três anos, então ele foi criado por um parente distante na zona rural da Califórnia. Quando tinha 17 anos interrompeu seus estudos para servir a marinha americana, onde serviu por dois anos, de 1943 á 1945.
Após o fim da Segunda Guerra Mundial ele foi para a faculdade, em 1946. Licenciou-se em filosofia no Antioch College, e seis anos depois, 1950, fez doutorado em Harvard em antropologia do Departamento de Relações Sociais. Seus livros e pesquisas são escritos sobre forma de ensaio. Seu trabalho no Institute for Advanced Study de Princeton se destacou pela análise da prática simbólica no fato antropológico, foi considerado, por três décadas, o antropólogo mais influente nos Estados Unidos.
As leituras profundas influenciaram Geertz, mas ele não segue nenhum deles especificamente. Dentre estas influências estão nomes como Heidegger, Wittgenstein, Alfred Shutz, Hans-Georg Gadamer, Paul Ricoeur, Michel Foucault, Jurgen Habermas, Thomas Kuhn, Kenneth Burke, Fredric Jameson e Roland Barthes.
Com o passar da década de 1960, Geertz desenvolveu um foco exclusivo sobre a cultura, e seu lugar como um objeto antropológico. Para Geertz, a cultura é "um padrão historicamente transmitido de significados incorporados em símbolos, um sistema de