casos
Na resolução das pendências, a aceitação dos padrões de conduta estabelecidos pelas regras jurídicas contribui para com a estabilização dos indivíduos nos seus relacionamentos em sociedade.
A ambientação prática do presente escrito, por vezes, indica a realidade das sessões dos tribunais, bem como suas funções, pretensões e até as preocupações. Por conta do rigor de todo raciocínio jurídico impresso no julgador, as decisões tendem a ser vistas como frias e não revelar os anseios dos jurisdicionados, daí a preocupação com fatores ou pessoas que nem fazem parte do histórico, mas foram envolvidos no caso sob julgamento, para esgotar todas as possibilidades em torno das falhas que cercam todas as decisões geradas por seres humanos falhos. Ademais, há preocupação expressa com a opinião pública por alguns juízes, como se necessitassem da aprovação popular.
Infelizmente, ampliam-se as possibilidades de equívocos aqui, não por desrespeitar sempre a opinião pública ou ser exigida a aprovação incondicional dela, senão por exigir interpretação da opinião pública e do caso a ser decidido, isso sem computar as ilações feitas entre tal opinião e o desdobramento dos fatos e fundamentos do caso.
Em contenções estritamente jurídicas, a aplicação da norma no ambiente da teoria positivista parece resolver o problema para muitos estudiosos que