Caso toyota
Analisando este texto sobre a Toyota vi que a empresa utiliza a mesma abordagen que foi idealizada por Henri Fayol que é a ênfase nas tarefas, a busca pela máxima eficiência. Principalmente em relação a serem incentivados materialmente, pois são funcionários altamente especializados no que fazem e totalmente assíduos ao trabalho pois não atrasam nem faltam, isso faz com que a Toyota realize sorteios anuais como premiação à estes funcionários.
Eles trabalham obedecendo um ritmo para que mantenham a mesma velocidade de produção. Mas sempre buscando a qualidade para assim atingir suas metas.
2) Que outras teorias da administração podem ser vistas na Toyota? Divisão do trabalho pois os funcionários são especializados no que fazem assim favorecendo a eficiência na produção. Disciplina pois há regras estabelecidas a todos os funcionários como por exemplo obedecer a um ritmo de produção.
Ordem, remuneração, autoridade, unidade de comando, espírito de equipe e unidade de direção.
3) Do ponto de vista da psicologia organizacional, que aspectos você identifica na Toyota que fazem com que seus colaboradores trabalhem mais satisfeitos?
Todos os empregados buscam obsessivamente a qualidade – uma lógica que se aplica do operário ao presidente e que privilegia o trabalho em grupo.
A Toyota chega a premiar as fábricas cujo índice de absenteísmo é zero. 4) Que processos de negócio são mais significativos para o sucesso da Toyota?
O segredo do sucesso do modelo é o resultado da mais pura cultura Toyota. O sistema Toyota de produção só pode funcionar quando todos os funcionários se tornam tartarugas”, afirma Ohno no livro O Modelo Toyota, escrito por Jeffrey Liker, professor de engenharia na Universidade de Michigan.
Continuar desenvolvendo carros que caiam no gosto dos consumidores. Para alcançar a meta a Toyota alicerça seu processo de inovação num longo