Caso tam
1 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
1.1 – MODELO
CAPITAL RESERVAS DE
SUBSCRITO A REALIZAR REALIZADO CAPITAL REAVALIAÇÃO LUCROS
Saldo em 31/12 anterior
Ajustes de Exercícios Anteriores
Aumentos de Capital: com Reservas e Lucros por Novas Subscrições
Lucro Líquido do Exercício
DESTINAÇÃO DO LUCRO:
Transferências para Reservas
Reserva Legal
Reservas Estatutárias
Outras Reservas
Dividendos
Saldo em 31/12 atual
1.2. – CONCEITO
A DMPL é um relatório contábil que mostra as variações ocorridas nas contas integrantes do grupo Patrimônio Líquido.
Nesta demonstração contábil são evidenciados os saldos iniciais, os ajustes de exercícios anteriores, os aumentos do Capital, as Reversões de Reservas, o Lucro Líquido do Exercício e sua destinação, além dos saldos finais das respectivas contas que compõem o Patrimônio Líquido da entidade.
1.3 – DMPL SEGUNDO A LEI 6.404/76
A DMPL está prevista no §2º do art. 186 da Lei nº 6.404/76.
§2º A DLPA deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na DMPL, se elaborada e publicada pela companhia.
Conforme o parágrafo, a Lei das Sociedades por Ações concede à empresa a opção de elaborar a DMPL em substituição à DLPA. Entretanto, a partir de 1985, Sociedades Anônimas de Capital Aberto ficaram obrigadas, por resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a elaborar essa demonstração, ficando dispensadas da elaboração da DLPA.
Os dados para a elaboração da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido também são extraídos do Livro Razão. A empresa poderá elaborar e publicar a DMPL em substituição à DLPA devido estar contida nela.
1.4 – OBJETIVOS
A grande finalidade dessa demonstração é mostrar claramente o porquê das variações entre os saldos das contas do patrimônio líquido do fim do exercício anterior e os saldos do fim do exercício atual; é mostrar o que