Pim 2011
Orientações Gerais 2011
Prof. Rodrigo Marchesin
P á g i n a |1
Apresentação
Este manual foi elaborado para atender aos cuidados mínimos para formatação do Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM), no que tange às normas científicas, no Brasil, representadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Além destas orientações preliminares, este manual também serve ao propósito de orientar os alunos quanto aos procedimentos de entrega do PIM e os critérios de avaliação que serão utilizados para balizar o aprendizado discente no semestre corrente.
P á g i n a |2
1 Entrega do Trabalho
A versão final do trabalho escrito deverá ser entregue em: 2 (duas) cópias impressas; 1 (uma) cópia em cd, com o arquivo gravado no formato pdf ou word.
Para as cópias físicas, uma das vias deverá ser impressa em cores, de modo a contemplar uma visualização adequada de figuras, quadros, tabelas e gráficos. Este documento fica arquivado na universidade para fins de auditoria interna e do Ministério da Educação.
Para a segunda via, é permitida a entrega em documento impresso em preto e branco. A funcionalidade desta cópia é permitir ao professor realizar as correções necessárias e fornecer feedback aos alunos quanto ao porquê das notas atribuídas ao seu desempenho.
Tanto a primeira como a segunda vias deverão ser encadernadas (espirais) em acetato, transparente na capa e preto na contracapa do material.
O arquivo, em cd, deverá atender à regras específicas: arquivo no formato pdf ou word; na hipótese de apresentação do trabalho, também deverão ser gravados os slides utilizados para defesa da pesquisa – no formato pdf; cd deverá ser colocado em uma caixa de acrílico; na capa da caixa deverão constar os dados de identificação do grupo e do trabalho – em etiqueta, da seguinte forma: o fonte Arial; o padrão 12; o letras em caixa alta; o espaçamento simples.
P á g i n a |3
A seguir, um modelo da etiqueta que deverá