Estudo de caso - a tam
Estudo de Caso: A TAM
Questões: 1- Como você caracteriza a TAM como empresa informal ou aberta? 2- Em um ramo altamente competitivo, como a aviação comercial, como você vê a estratégia comercial da TAM para conquistar clientes? 3- Quais aspectos anteriores que estão relacionados com a Teoria das Relações Humanas? 4- A satisfação odos empregados em geral reduz a rotatividade. Por que a TAM mantem a sua rotatividade elevada?
Respostas: 1- Caracterizo a TAM como uma empresa informal, devido priorizar e incentivar o aspecto humano em seu trabalho. Seja por meio do processo de seleção e contínuos investimentos em seus colaboradores, até a sua maneira de disponibilizar atendimento ao publico. 2- Ela foca o serviço prestado, busca o seu diferencial em relação às chamadas “linhas aéreas de baixo custo”, em que foca no relacionamento com cliente, que prima por excelência e satisfação ao seu usuário.
Para tal, efetuou um estudo cientifico que mapeou as situações em que existe o contato empresa/cliente e formulou ações para atender e até superar as expectativas de seus usuários. 3- Para a empresa atingir os resultados atuais, utiliza os princípios da teoria das relações humanas em seus colaboradores, e através de sua administração busca dinamismo e empreendedorismo. Para isso busca constantemente treinamentos e ações motivacionais que buscam a satisfação de sua equipe. 4- O contato com os clientes é sempre estressante, e isso causa um desgaste em seus colaboradores. O que a empresa faz é “reciclar” o seu quadro de funcionários para evitar o desgaste em excesso e, além disso, é um agente motivador para os demais empregado para aumento de sua