Caso Severina
Nordestina, com infância conturbada, pobre imigrante e vingativa.
As atividades servem como mediadores do Psiquismo é o papel social do individuo. Sim, Severina conseguiu o que queria, porém, teve que arcar com algumas conseqüências em que a maioria delas não foi levada em conta por Severina.
2- Qual a associação identidade estigma no caso?
Por conta de toda a história de vida de Severina não levando em conta os seus objetivos de vida e nem o que lhe causava conforto ou desconforto, mas sim, apenas a sua humilde aparência física que acabava importando para as pessoas.
3- O que é consciência e como foi este processo no caso de Severina?
Está associado às funções superiores e serve como divisão dos pensamentos são os traços que fazem com que a pessoa crie uma imagem dos outros e de si mesmo. A consciência pode ser dividida em pensamento e afetividade. Para Severina, foi um processo muito complicado, porque Severina obteve dificuldade em se adaptar e as pessoas faziam parte do seu circulo social, deixando-a sempre de lado, se sentindo inferiorizada nas diferentes situações. Por isso, Severina acabava transformando as opiniões alheias em pensamentos permanentes, deixando-a cada vez mais defensiva.
4- Influência da família e religião na identidade?
Severina teve uma religião que lhe foi imposta dentro da família em que fazia parte, mas com o passar do tempo Severina foi conhecendo diferentes grupos religiosos que a deixou curiosa para saber seus dogmas interiores e como esse grupo poderia lhe ajudar a enfrentar as suas dificuldades sociais.