DIARIO DE CAMPO SEGUNDA ETAPA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA
EIXO INTEGRAÇAO ENSINO SERVIÇO E COMUNIDADE
ATENÇÃO EM SAÚDE II
Ilana Mara Oliveira Nogueira
DIÁRIO DE CAMPO
PROFESSORA KERLE LUCENA
CABEDELO, 2015
Data: 15 de maio de 2015
Local: Unidade de Saúde da Família Santa Clara
Objetivo da atividade: Visita ao território: Mapeando os recursos disponíveis, construindo um plano de cuidado e despedida lúdica das famílias. Hoje fomos para realização da ultima visita à Dona Severina, onde faríamos uma despedida lúdica e a construção do plano de cuidado. Primeiro fomos à unidade, onde olhamos o prontuário de Dona Severina e conversamos com nossa professora sobre a despedida e o plano de cuidado. Para a nossa despedida, preparamos uma cesta de café da manhã, para animá-la a comer mais, uma vez que Dalva estava reclamando que a mãe estava com problemas para se alimentar. Além disso, compramos um colar de Nossa Senhora como lembrança, pois notamos que a mesma é bem religiosa e gosta de se arrumar. Ao chegarmos, fomos recebidas por Dalva, a qual nos disse que Dona Severina estava tomando café e que podíamos entrar para conversar com ela. Dona Severina ficou muito animada com nossa visita e disse que tinha sentido nossa falta. Fiquei muito feliz ao notar que dona Severina já estava criando um vinculo conosco e que apesar de em algumas visitas a mesma não poder nos receber, ela gostava da nossa companhia e de se abrir comigo e minha amiga.
Segundo Monteiro, Figueiredo e Machado (2009), vínculo é uma relação próxima e clara, que sensibiliza uma pessoa com o sofrimento da outra, faz o profissional de saúde sentir-se responsável pela vida do paciente e com que a relação entre profissional de saúde e paciente não seja impessoal ou burocrática.
“O vínculo entre profissional/paciente estimula a autonomia e a cidadania, promovendo sua participação durante a prestação de serviço (SCHIMITH; LIMA, 2004, p. 1487).” Para Schneider et al (2008), esse