Caso Schincariol
1)Qual foi o fato crucial que impulsionou a decisão de entrar no mercado de cervejas em 1989?Porque os administradores da empresa optaram por criar um produto mas barato que os oferecidos pelas marcas lideres do mercado?
Decidiram entrar no mercado em 89,quando perceberam em um momento oportuno que as grandes marcas de cervejas não estavam mas dando conta de suprir a grande demanda nacional. E a decisão em ter um preço mas baixo em relação as suas concorrente foi para que, todas classes tivessem acesso a marca.
2)Quais são os perigos da concentração de decisões nas mãos de Nelson Schincariol para o grupo?Qual foi o impacto de seu falecimento no crescimento do grupo?
Apesar de ser um grande a apaixonado Administrador de seu negócio e como tudo que existe até mesmo a maneira de liderar quando em excesso pode ser prejudicial e até causar perdas a empresa, a liderança não foge do assunto, centralizar as decisões nele pode haver falhas,até mesmo pelo fato conservador e familiar de seu modo de gerenciar.A falta de um Gerente de Rh ,e de pessoas devidamente qualificadas no ramo de propaganda e divulgação da marca Schincariol foi contribuindo com a decaída da empresa.
Já o grande impacto da perda de seu fundador, fez com que o forte sentimento de renovação acontecesse na empresa. Somente com o fator de possuir o preço mas acessivo do que suas concorrentes não satisfazia os consumidores.A falta de divulgação e marketing do produto , e a busca por novas opiniões e criações despertavam seus administradores.
3)Analise e discuta a decisão de criar a marca Primus.Foi uma decisão programada ou não programada?Como você avaliaria a decisão?
A criação da Primus foi uma decisão não programada ao meu ver pois, a empresa estava passando por uma fase difícil com a morte de seu criador, e pedia uma renovação . A busca por produtos e idéias que a colocasse em disputa por mercado novamente.Entretanto não obteve resultados tão bons quanto o esperado ,pois