Resumo Hist Contemp
O Brasil vivia um período de inflação crônica, devido ao excesso de intervenção estatal e também a um problema entre causa-efeito causado entre a indústria e o desenvolvimento do tipo substituição por importações, na qual existia uma superproteção a indústria brasileira que possuía uma baixa qualidade e também a uma indústria ineficiente, atrasada e sem recursos até os anos 1990, o que gerava uma baixa produtividade. O país possuía um desequilíbrio fiscal crônico o que exigiria medidas intervencionistas que geravam uma elevada inflação.
O Consenso de Washington surgiu durante a década de 90 e eram ideias sobre uma “nova etapa do capitalismo” que surgia, a Globalização – liberdades comerciais e financeiras – e que serviam para equilibrar as contas públicas. Como no final dos anos 80 e início dos anos 90, países da América Latina, incluindo o Brasil, passavam por uma grave crise de desequilíbrio no Balanço de Pagamentos e não conseguiam pagar suas dívidas externas, os bancos internacionais, que emprestavam dinheiro abateram parte dessa dívida externa, já que os mesmo não iriam conseguir cumprir com as mesmas. Essa medida tomada por esses bancos ficou conhecida como o Plano Brady.
Com a vitória de Collor nas urnas, a política desenvolvimentista na qual vivia o país foi colocada em cheque bem como o financiamento através do Estado. Logo após a posse, Collor, lança o PICE (Política Industrial e do Comercio Exterior) e também o PND. A intenção era abrir o comercio deixando, desse modo, de proteger a indústria nacional (que era comparativamente de baixa qualidade) já que dessa maneira acreditava-se que surgiria uma maior concorrência pelo lado da eficiência e também pelo lado do preço.
Essa maior concorrência via eficiência, seria a busca das indústrias nacionais a se aperfeiçoar e aprimorar a qualidade de seus produtos. Enquanto a concorrência via preço seria aquela na qual a indústria nacional não iria mais controlar mais os preços, gerando uma