O CASO SCHINCARIOL
1 INTRODUÇÃO 3
2 O CÓDIGO DE ÉTICA DO CONTADOR 4
2.1 Deveres e proibições que foram infringidos pelo contador 6
2.1.1 O comportamentodo contador diante das fraudes 7
2.1.1.1 Penalidades que o contador poderá sofrer 9
3 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL 10
3.1 Analise da organização comportamental no caso da Schincariol 11
4 A SITUAÇÃO ECONOMICA DA SCHICARIOL E A NOVA SCHIN 12
5 A EXPANSÃO DA EMPRESA E O PAPEL DA CONTABILIDADE 13
5.1 O papel da contabilidade 14
5.2 Os Slogans 15
6 ASPECTOS ÉTICOS DESCONSIDERADOS NAS ESTRATÉGIAS E ARGUMENTOS DOS RESPONSÁVEIS PELA EMPRESA 16
7 CONCLUSÃO 17
1 INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é apresentar o caso da empresa Schincariol cujo, se refere a uma empresa brasileira de cervejas que atuava no mercado brasileiro, que em apenas em doze anos, a empresa deu-se um salto impressionante de 4% para 12,5%. Ao longo desse período, a concorrência atribui tal avanço às brilhantes campanhas publicitárias financiadas pela empresa com o dinheiro que deveria ter sido usado para recolher os impostos.
Uma ação conjunta entre o Ministério Público e a Receita Federal batizaram a operação como Operação Cevada, assim a segunda maior cervejaria do país é acusada de sonegar 1 bilhão de reais em quatro anos, entre outros crimes.
Também veremos a respeito do código de ética do contador, aprovado com o objetivo de fixar a forma pela qual os contabilistas devem se conduzir no exercício de sua profissão, independentemente da área escolhida para atuação, o contabilista deve ter consciência de todas as suas responsabilidades, de forma que, somente conhecer o código de ética não é o suficiente para o bom desempenho da atividade, mas sim exercer o mesmo visto que em sua plenitude acaba se tornando um elemento imprescindível ao correto profissional. O código de ética do contador foi codificado de normas no ano de 1950, na cidade de Belo Horizonte em Minas Gerais, no