Caso PG iMPLEMENTOS
Data de Entrega:
03/06/2015
Unidade: IEC / PUC Master – Campus Praça da Liberdade/Unidade Rua Inconfidentes
Curso: MBA em Gestão Estratégica de Negócios/MBA em Gestão Estratégica em Marketing e Vendas
Disciplina: Estratégia Corporativa e Competitiva
Professor: José Coelho de Andrade Albino
E-mail: albino.albino1@uol.com.br
RESPOSTAS – CASO
Caso: PG Implementos
Aluno:
E-mail:
Telefone:
Luana Aparecida Gomes Souza luanagomessouza@gmail.com 7545 7777
1) Avaliando o caso de JB da PG Implementos, eu investiria e arriscaria na compra, treinamento e adequação da equipe de engenharia para atender a nova demanda do cliente potencial, Guilhermo. Pois com a possibilidade de maior produção a empresa poderia expandir ainda mais para novos clientes internacionais, já tendo portfólio.
2) A PG Implementos entrou no projeto apenas por curiosidade, a empresa estava preocupada com a concentração de suas vendas para poucos clientes, com o crescente aperto das margens e como a sazonalidade do mercado brasileiro era preocupante eles tomaram uma decisão sem planejamento e estratégia. Não estavam preparados para as oportunidades que poderiam aparecer com a participação na feira. Certamente foi uma decisão imatura.
3) Imaginando a hipótese de Guilhermo, o maior comprador da PG Implementos, desistir dos produtos, a empresa já deveria estar preparada para isso. Pois eu só tomaria a decisão de investir nesse crescimento de produção visando outros mercados.
Imediatamente ativaria novos contatos para iniciar outras vendas.
4) Os riscos em produzir em um pais para entregar para outro mercado no exterior são inúmeros, como os fatores socioculturais e políticos. Posso citar alguns que se aplicam ao caso da PG Implementos, como: o não cumprimento dos acordos pela parte compradora, inadimplência, crises no mercado externo impactando na demanda do produto, além de critérios burocráticos e legais. Mas são os riscos que se devem correm para o processo de internacionalização da