Caso Nissan
1- Qual a posição atual da Nissan no segmento automobilístico no Brasil e no mundo?
R: é o quarto maior conglomerado automotivo do mundo.
2- Como a cultura organizacional pode impactar de forma positiva ou negativa na implementação de estratégias?
R: “Garantir que a estratégia e as prioridades de cada companhia estejam claras. Quando se trabalha em conjunto, o resultado sai melhor.”
3- Como podemos modificar a cultura organizacional de uma empresa?
R:Deve-se respeitar a cada cultura de cada país que nela existe, os seus valores, etc...mas, se for preciso para alavancar a empresa, deve cortar até a própria remuneração, para trazer lucro para empresa, como o foi o caso da Nissan no Japão, onde o emprego é eterno.
4- Porque no Brasil as pessoas se adaptam rapidamente a novos padrões e exigências empresariais e mundiais?
R:
5- Identifique no texto itens de cultura da empresa Nissan que impactaram negativamente na empresa e que precisaram ser modificados para que ela se reposicionasse no mercado:
R:Porque no Japão a culturo do emprego é como se fosse eterno, não há demissões desde que atinge a meta da Organização e principalmente, trazer lucros. Assim, foi implementado o efeito contrário com a Nissan. Houve redução de custos drásticos como fechamentos de plataformas(montadoras e fabricantes) e demissões em massas de funcionários e principalmente gerentes.
6- Quais as grandes lições que Carlos Ghosn nos apresenta neste estudo de caso?
R:Habilidade em apresentar numa reunião em 15 minutos, presença marcante pela rigorosa disciplina, foco nos pontos importantes e não nos detalhes e o seu lema é; “Garantir que a estratégia e as prioridades de cada companhia estejam claras. Quando se trabalha em conjunto, o resultado sai melhor”.
7- Comente sobre o papel da liderança em um processo de implementação de estratégias?
8- Quais as principais decisões tomadas pelos donos e acionistas da Nissan para salvar a empresa,