Caso nike
1. Na sua opinião o que leva uma empresa como a Nike ter ciclos de sucessos e insucessos ?
Resp.: O sucesso da nike é resultado da superioridade técnica de seu tênis para corrida e basquetebol. Até hoje, a Nike lidera o setor em gastos com pesquisa e desenvolvimento. No entanto, sua negação de risco e perigo pode gerar vários problemas, pois ela acredita que por ser uma empresa forte, nunca poderá ser derrubada, se descuidando de ameaças existentes no espaço externo no mercado.
2. A diversificação da Nike com calçados esportivos, relógios, roupas esportivas, bolsas e acessórios é uma ação que agrega valor ao negócio?
Resp.: Sim, pois ela define sua área de atuação, de modo não ortodoxo (fora dos padrões normais), como sendo: “atitude”. Projeta seu macro objetivo organizacional, que traduz as mais altas aspirações dos acionistas e inspira seus funcionários, como sendo: “Dominar todos os mercados de produtos esportivos e ser a marca mais conhecida em todo o mundo”.
3. Dentro dos conceitos crescentes sobre a importância do Marketing Social, a localização das fábricas no sudeste da Ásia, com condições de trabalho discutíveis, desgasta a imagem e promove queda de vendas?
Resp.: Na verdade não, pois essas condições de trabalho nessas localidades, não estão diretamente vinculadas com a marca Nike no produto final, portanto isso não atinge uma boa parte dos consumidor, mas sim uma pequena fatia no mercado, não havendo queda de vendas.
4. A estratégia de contratar esportistas famosos para divulgação da marca incrementa as vendas? Por quê?
Resp.: Sim, pois devido aos seus atletas ela consegue obter valiosa cobertura da mídia e assim incrementando suas