Caso nike estraégia

696 palavras 3 páginas
CONTEÚDO: FERRAMENTAS GERENCIAIS E OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
PROFA. LAODICÉIA WEERSMA

INSTRUÇÕES:
Em grupos de alunos (as), analise o estudo de caso a seguir e:

1ª Parte

a) Faça uso da ferramenta de SWOT e estabeleça objetivos estratégicos; b) Simular a aplicação da Matriz BCG. c) Simular a aplicação da Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto/Mercado.

2ª Parte

d) Simular a aplicação da Cadeia de Valor e o Benchmarking e, em seguida, proponha objetivo estratégicos para organização. e) Elaborar Visão, Missão e Valores Organizacionais; f) Definir o Core Competence;

Ps. Entregar o trabalho até o dia 17/04 (em duplas) com score para NP2 de 8,0.
______________________________________________________________________

CASO EMPRESARIAL – NIKE ( MAXIMIANO. Introdução à administração )

A Nike foi fundada em 1964 por Phil Knight, como um negócio de fundo de quintal, em Portland, Oregon. Era seu projeto de conclusão do curso de MBA em Stanford. Começou importando calçados do Japão, até que seu sócio inventou uma sola, cozinhando borracha na chapa de waffle.

Em 1997, a Nike vendeu 3,77 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos, mercado do qual tinha 47% de participação em vendas. O segundo colocado era a Reebok, com vendas de 1,28 bilhões de dólares e participação de 16%. No mundo, a Nike vendeu 9,2 bilhões de dólares em 1977, apanhando 38% do mercado. Seu lucro nesse ano: 796 milhões de dólares.

Na passagem de 1997 para 1998, o desempenho da Nike começou a cair. No último trimestre de 1997, as vendas de calçados nos Estados Unidos caíram 18%. As vendas da Nike, 8%. Suas ações caíram de um pico de 75 dólares, em 1997, para 44 dólares, em março de 1998. Algumas tendências nesse período eram as seguintes:

• Consumo anual per capita de produtos Nike: 20 dólares (Estados Unidos), 2,5 dólares (Alemanha), 6,5 dólares (resto do mundo). • Os comerciantes dizem que todo mundo está vendendo os

Relacionados