Ipsla
Hoje mais do que nunca os administradores de redes precisam assegurar o funcionamento de seus equipamentos e garantir seu desempenho, tendo em vista que uma eventual falha pode ser desastrosa financeiramente para a empresa. Algumas ferramentas/serviços estão disponíveis para monitorar a rede a fim de minimizar as chances de tais falhas ocorrerem. Uma das ferramentas é o IP SLA. Conhecida antes da versão 12.4T como RTR (Response Time Report) e SAA (Service Assurance Agent), a ferramenta de monitoração Cisco IP SLA (Service Level Agent) é utilizada para fazer monitoração ativa de tempo de resposta via ICMP (ou utilizando outras aplicações como HTTP e DNS), jitter (inclusive jitter unidirecional), perda de pacotes, etc. diretamente em um roteador Cisco, ou seja, sem depender de um outro software ou servidor para fazer a coleta destas informações.
Basicamente, gera-se um tráfego específico de um dispositivo com destino a outro, que responde à este tráfego e medições são realizadas no decorrer do processo. Com IP SLA ativados em (computadores, roteadores e outros hardwares Cisco) periodicamente estes reportam o desempenho de links, o que permite determinar, por exemplo, se um determinado link WAN está down ou com problemas de lentidão e roteadores e switches realizam medições periódicas de forma mais organizada e simples.
Uma vez que o serviço SLA esteja devidamente configurado no transmissor, sua operação precisa ser agendada. As estatísticas apenas serão coletadas quando a configuração estiver operacional. As atividades de geração de tráfego e coleta podem ser agendadas para iniciar de imediato, ou em uma data / hora pré-determinadas. Podem ainda ser iniciadas sob certas condições.
As opções que esta ferramenta disponibiliza são imensas, e os dados podem ser observados via linha de comando, diretamente no router, ou podem ser acessados via SNMP.
2 – IPSLA Exemplo.
Será utilizado um exemplo básico de configuração de