Caso gol
Clayton Anderson Bernardino Gomes
Faturamento Eletrônico no Mercado Operacional da Saúde
São Paulo
2008
ANALISE SWOT DA GOL PARA O FINAL DE 2003
[pic]
COMENTÁRIOS
Com a analise Swot foi destacado os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades.
Em pontos fortes, a Gol destaca seus profissionais qualificados, que é resultado de uma gestão que valoriza os processos administrativos e por poder contar com profissionais que vem desde sua antiga atuação que é transporte rodoviário.
A governança, através de profissionais experientes que carregam grande conhecimento do setor. A Gol implantou grandes estratégias para adentrar ao mercado de transporte aéreo, que dentre elas foi política de preços baixos, adquirindo a fidelidade de muitos clientes.
A Gol conta com frotas modernas de aeronaves, o que muito importante para a visibilidade e condições da empresa.
Os pontos fracos da Gol podemos descrever sua sensível cotação ao Dola, o grande motivo é a sensibilidade do dólar também do combustível e matéria prima, como aeronaves.
Um fator que preocupa Gol são alguns fornecedores como empresas fornecedoras de combustível como a Shell que por não ser clientes importantes empresas de transportes aéreos tem maior poder de barganha.
As oportunidades da Gol, pode-se afirmar que a conquista de clientes de transportes rodoviários, isso por conta dos preços baixos e por já vir deste segmento, o que proporciona experiência para conquista-los.
Vôos internacionais, um mercado pronto para ser explorado mais adiante, quando adquirirem maior experiência no mercado.
No case fala também da saída das empresas Vasp e Transbrasil, isso com certeza proporcionaria possibilidade de atrair os antigos clientes das companhias.
Criatividade também é oportunidade para a Gol, isto como no case deixa claro, é fruto de uma gestão empresarial voltada aos processos administrativos.
As Ameaças da