Caso fundição rio negro
Internamente a fundição Rio Negro já demonstra certa falta de moral, e ética. Pois o gerente de compras se mostra totalmente desqualificado para a função e mesmo assim permanece na empresa por conta de uma amizade com o diretor industrial.
E falta de ética está clara, com o total descaso com a qualidade do produto entregue aos clientes bem como o prazo do mesmo, que não é cumprido.
Não há planejamento ou controle pelo departamento de compras, gerando vários problemas aos demais setores, e o departamento técnico gera diversas falhas devido a elaboração errônea dos desenhos, projetos, cálculos e escolha do material empregadono produto. A gestão dessas áreas está na mão de profissionais despreparados e pouco interessados em resolução dos problemas citados.
Método de Solução de Casos
1. Definição do Problema
R: Baixa competitividade frente a concorrência.
2. Justificativa do por que se configura como problema
Perda do mercado atual e de novos clientes.
3. Histórico do problema
Desde a idealização da empresa, seu sócio majoritário não se preocupou com planejamento técnico, não foi adotado medidas efetivas de marketing, e juntamente com a desqualificação dos setores de compras e técnico, a concorrência ganhou uma boa “fatia do bolo” com facilidade.
4. Definição cenário escolhido (Positivo, Neutro, Negativo)
R: Negativo.
5. Proposta de Solução (Mínimo duas)
R: Os setores da empresa devem ser guiados, para obter um resultado em comum, que é a recuperação do mercado e conservação de seus clientes ativos. Para tanto deve se treinar o departamento técnico e de compras a fim