Caso engeconsult
O Negócio
A rede de lojas Habib’s nasceu em 1988 em São Paulo, mais precisamente no bairro de
Pinheiros. É uma rede de fast-food de comida árabe, porém também vende pastel e pizza.
Desde sua origem pratica a política de preço baixo, e é voltada à classe C/D.
O Início
A escolha da comida árabe foi o resultado da busca de uma alimentação que não tivesse rejeições e, acima de tudo, possibilitasse a venda por preço muito acessível. Fruto de experiências anteriores de seu proprietário, que já tinha tido lanchonetes, pastelaria, pizzaria e cantina; foram introduzidos alguns itens no cardápio “não árabes”, porém o foco árabe é muito ressaltado pelo produto carro-chefe: a esfiha. Estrategicamente, a imagem de preço baixo é fortalecida por esse produto.
Foram abertas sete lojas próprias nos três anos iniciais de operação. Todos os ajustes de conceito e da operação aconteceram nesse período, percebendo-se a necessidade de criar uma economia de escala que suportasse o desenvolvimento da rede. Surgiram aí as cozinhas centrais que passaram a produzir todos os itens de maneira padronizada, com qualidade e custos desejados.
Franchising
Em 1991 a rede inicia seu projeto de franquias, com a primeira loja franqueada em Santo
André – SP. Já havia estrutura própria desenvolvida que pudesse suportar novas lojas e uma rápida expansão. A rede foi estruturando-se a cada dia, criando processos próprios de controles administrativos, gerenciais, operacionais e logísticos. Investiu em novas centrais de produção, na verticalização de departamentos, criando empresas próprias que fornecessem os principais insumos com boa qualidade e preços baixos.
Situação em 2008
Quando a rede Habib’s inaugurou em 1988 sua primeira loja na Rua Cerro Corá em São
Paulo, certamente o mercado de alimentação não imaginaria o crescimento vertiginoso por qual o Habib’s iria trilhar nas últimas duas décadas, alcançando a marca atual de 305 endereços distribuídos pelo