Sustentabilidade
Como o próprio capitulo define ( pg. 4) : “ recurso natural é qualquer insumo de que os organismos, as populações e os ecossistemas necessitam para sua manutenção.” Assim, fica evidente que os seres humanos precisam desses recursos naturais, para diferentes fins, e na maioria das vezes a utilização desses recursos esta aliada a tecnologia. Porém, o uso irresponsável destes, pode muitas das vezes causar danos ao meio ambiente, e também a saúde humana.
Quando tratamos de recursos naturais renováveis, garantimos o reabastecimento dos mesmos, como: a água, o ar, a biomassa, etc. A grande preocupação é em relação aos recursos não renováveis. (Lembrando, que a água, mesmo sendo um recurso renovável, precisa também ser utilizada com consciência.). E assim, atrelamos o conceito de sustentabilidade, ou uso sustentável pelo qual as atividades e as ações humanas devem suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.
Outro fator que dificulta a sustentabilidade é a poluição. Apresentamos uma população consumista, que produz grande quantidade de lixo. São poucas pessoas que usam a coleta seletiva, ou procuram se informar sobre o melhor destino para os resíduos sólidos domiciliares. Mais uma vez a intervenção não consciente do homem gera consequências graves.
Assim, para que exista sustentabilidade é necessária uma conscientização de todas as pessoas em diversas áreas, desde a elaboração de um projeto até o destino final do lixo domiciliar. Saber utilizar um recurso