The negociator
Negociação é bem mais que um termo. É um processo que envolve duas ou mais partes com interesses e objetivos, visando cada uma destas partes obter algo favorável a si.
O ato de negociar está presente constantemente em nossas vidas, tanto no ambiente familiar, quanto na vida social.
Em vários momentos da vida nos vemos negociando. A competência em negociar é hoje uma habilidade imprescindível em qualquer área de atuação, especialmente para empresários e empreendedores.
Devido a importância da negociação no âmbito empresarial é necessário que as empresas percebam a negociação por um enfoque sistêmico. Este enfoque diz respeito às Entradas( as influências as quais a negociação está sujeita), ao processo em si(a negociação propriamente dita, o processo de transformação das entradas e saídas) e as Saídas(resultados da negociação - acordo ou não).
Por Entradas podemos entender: estímulos, influências ou imputs. São as diferenças individuais: valores pessoais envolvidos. interesses comuns, etc... As Saídas também entendidas como respostas, consequências ou outputs: são os objetivos alcançados pelo sistemas. Todo sistema será realimentado pelos feedbacks.
Para que uma negociação tenha sucesso é necessário que as duas partes saiam satisfeitas, ou seja saiam ganhando. Em termos técnicos, o ganha-ganha.
As variáveis básicas envolvidas no processo de negociação são: o poder, o tempo e a informação. A comunicação é uma necessidade básica no processo de negociação. É através da comunicação que a informação é trocada, compreendida e compartilhada.
HABILIDADES ESSENCIAIS DOS NEGOCIADORES
Ter habilidades é uma necessidade essencial no processo de negociação. Dai poderão vir os bons ou os maus resultados. De acordo com as modalidades de negociação deverão ser utilizadas as diferentes habilidades.
"existem negociações informais cotidianas, como discussões sobre salários e condições de trabalho, as quais requerem