Caso Cosan
Após revisão do setor sucroalcooleiro, será elaborada uma análise estratégica que englobará tanto a análise das Cinco Forcas Competitivas de
Porter do setor de sucroalcooleiro, quanto a análise SWOT da Cosan e a identificação das estratégias da empresa.
Análise SWOT da Cosan
A Cosan é a lider do setor sucroalcooleiro no Brasil e uma das maiores produtoras de etanol e açúcar do mundo. Através da análise SWOT, buscaremos enfatizar os fatores determinantes desse sucesso através dos pontos fortes e eventuais fraquezas que possam ser apresentadas pela empresa. Além disso, veremos o ambiente externo no que concerne ao surgimento de oportunidades ou ameaças a atividade da corporação.
1- Pontos Fortes
As principais vantagens competitivas da Cosan estão no fato de a empresa devido as econômias de escala ser o produtor com menor custo de produção do mundo e com a maior eficiência em suas plantações. Além disso, devido a localização de suas usinas e sua participação no terminal de exportação no porto de Santos a empresa tem uma grande facilidade de escoamento de sua produção, o que nao acontece com a maioria de seus concorrentes.
Baixos custos de produção e elevada produtividade:
As usinas e demais instalacoes da empresa estao estrategicamente localizadas na regiao Centro-Sul do Brasil. As operacoes estao proximas dos principais clientes, das areas de cultivo, de terminais portuarios e de infra-estrutura de transporte e armazens, fatores estes que auxiliam a administrar os custos operacionais. Espera-se que o aumento da mecanizacao nos processos agricolas e o aperfeicoamento das operacoes industriais, combinados com a auto-suficiencia em energia eletrica permitam continuar a reduzir custos operacionais.
A distancia media dos canaviais para as usinas da empresa e de aproximadamente 25 quilometros e essa proximidade reduz os custos de transporte e permite processar a cana-de-acucar em ate 48 horas apos a colheita;