estudo de caso cosan
COSAN: Uma nova potência mundial?
1.Quando existe ima economia de escala, as empresas com grande volume de produção terão custos menores que empresas com menores volumes de produção. Quais ações uma empresa deve adotar para garantir que uma economia de escala será gerada pelo seu volume de produção? Como isso aplica no caso COSAN?
Pela negociação de compra com fornecedores e distribuidores, quanto maior o volume de produtos, matéria prima adquirida menor o custo unitário.
Otimização com custos logísticos.
Sistema integrado, Investimento em inovação,
A COSAN tem usinas localizadas próximos dos principais mercados consumidores e do porto, assim reduz os custos com logística e agiliza o tempo de entrega, aumentando a capacidade de produção, inovação e melhoria de cultivo de cana de açúcar e o aprendizado de empresa acumulado ao longo de décadas de atuação no setor sucro-alcoleiro. Pela alta capacidade de produção e pela quantidade de produtos exportados possui dois terminais portuários, e ainda tem a vantagem dos baixos preços dos hectares comparados com padrões internacionais.
2.Um aspecto importante sobre a implantação de uma estratégia de liderança de custo esta relacionada com a forma de gestão. Por um lado pode-se pensar em uma gestão altamente centralizada, com altos níveis de supervisão e controle direto, mantendo salários médios em patamares mínimos para a operação. Outra abordagem seria a de descentralizar a autoridade de tomada de decisão, garantindo que os indivíduos que conhecem, localmente as melhores formas de reduzir custos tomem suas decisões. Isso acaba implicando em uma supervisão menos direta e, algumas vezes, em algum nível maior de salários. Para quais situações cada abordagem é mais adequada sob um perspectiva estratégica ? Em relação à COSAN, qual será a melhor abordagem?
Gestão centralizada é mais indicada para organizações onde existem processos mais definidos e não alternam com o