Estudo de caso - cosan
As empresas podem adotar a economia de escala real, classe que determina que a produção cresça, porém a quantidade de insumos utilizados não cresça na mesma proporção e sim a uma proporção inferior. E ainda pode utilizar a pecuniária que se classifica como sendo aquela em que a redução dos custos ocorre pela redução do preço que se paga pelo insumo.
Para uma empresa garantir que uma economia de escala seja gerada pelo seu volume de produção ela precisa utilizar um maquinário especializado, construir fábricas maiores, aumentar a especialização dos empregados e dividir os custos fixos em mais unidades de produção. No caso da Cosan a empresa consegue aumentar a capacidade de produção e minimizar o custo de transporte da matéria prima e comercialização das commodities, isso porque possui grande número de usinas e ainda expande estes números, minimizando, assim, seu custo de produção por meio da atividade pecuniária. Além disso, ela também reduz seus custos através de sua competência em utilizar pesquisas e investimentos tecnológicos com equipamentos que possibilitam novas técnicas que a enquadram também no uso de economia de escala real. Além de investimentos em pesquisa e aquisição de equipamentos, a Cosan aumenta seus índices de produtividade através de treinamento dos funcionários da área industrial.
2 - Para a estratégia a nível de negócio, talvez seja mais indicada a descentralização, justamente por cada gestor de determinada região conhecer as melhores formas de redução dos custos e se for o caso, conhecer seus clientes para atuar com a diferenciação que é uma abordagem que necessita do conhecimento específico de seus consumidores no mercado de atuação. Para a