Caso concreto 1
- Hoje o sol está de rachar!
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
- Quenada, homem! A Terra é menor do que o sol! É por isso que faz tanto calor! A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principaisdiferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.Questão de múltipla escolha: A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza tudo se cria, tudo se transforma?e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico? a) Objetividade e neutralidade. b) Generalidade e sacralidade. c)Generalidade e subjetividade. d) Subjetividade e neutralidade. e) Generalidade e objetividade.
Diferenças entre senso comum e pensamento científico:
- Senso comum: É um conhecimento espontâneo, passado de geração para geração ao longo dos tempos ou seja uma herança cultural que tem finalidade prática de orientar a sobrevivência humana.
- Pensamento científico: Se constituiu a partir da instauração de métodos de investigação rigorosos que permitiram a formulação de explicações e compreensão das causas e efeitos dos fenômenos observados na natureza. Por isso o pensamento cientifico precisa ter objetividade e neutralidade para suas conclusões.
Exemplos de convicções equivocadas do senso comum:
- Na época da escravidão no Brasil, muitos escravos se alimentavam de mangas durante o dia e alguns cuidavam de ordenhar as vacas. Como o leite tinha um valor comercial considerável, os senhores diziam aos escravos que caso comecem manga e tomassem leite, passariam mal e