trabalhos
2ª LEI DE NEWTON
Segunda Lei de Newton
A segunda Lei de Newton também conhecida como princípio fundamental da dinâmica, esse princípio consiste na afirmação de que um corpo em repouso necessita da aplicação de uma força para que possa se movimentar, e para que um corpo em movimento pare é necessária a aplicação de uma força. Um corpo adquire velocidade e sentido de acordo com a intensidade da aplicação da força. Ou seja, quanto maior for a força, maior será a aceleração adquirida pelo corpo.
OBJETIVO
1°- Comprovar através do 1° experimento que sendo FR=Ø, o movimento é um MRU.
2°- Comprovar que ao inclinar o plano em um Ângulo Ø, há um FR≠Ø e consequentemente há uma a≠0.
3°- Relacionar a aceleração teórica com a aceleração prática.
TEORIA
A mudança na quantidade de movimento é proporcional à força motora impressa e faz-se na direção da linha reta segundo a qual a força motora é aplicada.
Se considerarmos um bloco de massa m1 apoiado sobre uma superfície totalmente lisa, sendo que este corpo está em equilíbrio estático.
Ao aplicarmos uma força F sobre este corpo ele ira adquirir uma aceleração A1.
Um corpo sobre a ação de uma força é acelerado.
F A1 m1
* Duplicando a força sobre a mesma massa m sua aceleração duplica.
Sendo que para este corpo sua massa é sempre constante, podemos defini-la, numericamente, como a razão entre a força F aplicada no corpo e a aceleração por ele adquirida. É importante notar que esta definição de massa foge da que temos inicialmente, que massa é a quantidade de matéria que determinado corpo possui.
A definição numérica de massa nos leva a equação:
m. F => F= m x a a
FR ≠0 =>a
Se sobre essa mesma superfície colocarmos um bloco de massa m2 e sobre ela aplicarmos a mesma força F, este corpo adquirira uma aceleração A2.
Assim concluímos também que m1xA1 é proporcional a m2xA2, então quanto maior a massa de um corpo maior é a força