filosofia
A água é um elemento composto por dois átomos de hidrogênio (H) e um de oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: sólido (geleiras), líquido (oceanos e rios), e gasoso (vapor d’água na atmosfera).
Aproximadamente 70% da superfície terrestre encontra-se coberta por água. No entanto, menos de 3% deste volume é de água doce, cuja maior parte está concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de águas superficiais para as atividades humanas.
Água Pura e Água Potavel
A água potável é aquela que encontramos no banheiro, ao tomar banho, lavar as mãos e dar descarga, ou na cozinha, para bebermos, lavarmos alimentos, cozinharmos, entre outros. A água potável têm certas diferenças em relação à água pura, mesmo que ambas venham de fonte natural. A água potável é tratada para que proporcione aos seres vivos substâncias necessárias para o bem estar e saúde.
A água pura, ao contrário do que pensamos ser provável, não pode ser encontrada na natureza. Para isso, precisa ser constituída exclusivamente de hidrogênio e oxigênio, através de um processo de destilação. Conhecida também como água destilada, pode ser obtida apenas através de aparelhos próprios utilizados em laboratórios, que retiram as outras substâncias solvidas.A água pura não deve ser ingerida por seres vivos devidos às substâncias que a compõem, que podem causar infecções, intoxicações, dores no estômago, mal estar, diarreias, vômitos e até mesmo doenças.
Importância da Água para os seres humanos
Antes de tudo é sempre bom lembrar que sem água não haveria vida em nosso planeta. Ela é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra. Embora este recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta (cerca de 70% da superfície é composto por água), somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo.