Caso clínico: lesão medular
1 - IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
Nome: L.A.P
Idade: 24 anos
Sexo: Masculino Diagnóstico Clínico: traumatismo raquimedular (lesão medular traumático por compressão da C5 e da C6). Breve história da moléstia atual: Familiares relatam que há 04(quatro) anos, o paciente ao pular de um muro de aproximadamente 03(três) metros em direção a piscina, veio a colidir a cabeça com o fundo da piscina perdendo os movimentos dos membros na hora da colisão. O paciente apresenta perca dos movimentos dos membros inferiores e perca parcial dos membros superiores.
2 - ESTUDOS DOS SINAIS E SINTOMAS
Fraqueza muscular, disfunção urinária, perca de amplitude de movimento, perca de percepção de dor, perca de tônus muscular.
3 - DISCUSSÃO SOBRE A ANATOMIA DA LESÃO NEUROLÓGICA * Lesão do plexo braquial devido ao trauma com comprometimento da C5 e C6. Nas lesões deste segmento, aparecem sinais de lesões do neurônio motor inferior nos músculos bíceps (C5-C6), extensor radiar do carpo e braquiorradial (C6). O músculo deltóide funciona normalmente e o bíceps parcialmente; * Lesão da via ascendente espino-talâmica lateral, devido o paciente ter perca de percepção de dor. Essa via tem seu primeiro neurônio localizado no gânglio espinhal da raiz dorsal, seu trajeto pela medula espinhal ocupa o funículo lateral e o segundo neurônio está localizado na coluna posterior da medula, tem a função de perceber estímulos relacionados à dor e a temperatura; * A lesão medular também traz alterações do controle urinário. O cérebro e a medula espinhal são responsáveis pelo trabalho coordenado entre a bexiga e o esfíncter uretral garantindo o controle urinário. Uma lesão medular pode comprometer a comunicação entre o cérebro e o sistema urinário e a eliminação da urina armazenada na bexiga deixa de ser automática;
4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lesão Medular. Disponível em <http://www.sarah.br/paginas/doencas/po/p_08_lesao_medular.htm>. Acesso em: 07/04/2011.