Redes
O tecnólogo dessa área auxilia no projeto e na construção de computadores pessoais, de empresas e de produção automatizada. Faz também sua manutenção preventiva. Conecta circuitos eletrônicos, placas de som e áudio e o computador com seus periféricos, como teclado, mouse e impressoras. É parte de suas funções, ainda, participar do desenvolvimento de projetos e da instalação de redes de computadores, decidindo pelo tipo e pelo número de unidades, por sua configuração e pelos programas de gerenciamento. Também controla e projeta a segurança das redes de computadores nas empresas.
Testes Profissionais
Aproveitamento
Você aproveita corretamente as aulas?
Encontre
Descubra seus interesses
Perfil
Bacharelado ou tecnológico? Qual o seu perfil?
Mercado de Trabalho
O mercado de redes sempre se mantém em alta porque a necessidade de implantação de novos sistemas de computação é constante e a frente de oportunidades é ampla. "Faltam professores e profissionais para empresas de vários tipos e portes, tanto no setor público quanto no privado", diz Karyna Lopes de Moraes, da UEG. Tecnologias de banda larga móvel e o mercado de smarphones abrem novas oportunidades. Os grandes centros de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná oferecem as melhores oportunidades. Mas há boa procura em estados do Nordeste e em Brasília.
Salário inicial: R$ 1.300,00 (fonte: prof. Miguel José das Neves, da Fatec Bauru).
As melhores escolas
Orientação Profissional
Tenho muitas dúvidas? Faço o teste vocacional?
Dúvida sobre cursos técnicos?
Como descubro minha vocação?
Curso
Nomes diferentes identificam os vários cursos dedicados a formar esse profissional, mas o currículo de todos é basicamente o mesmo. O ponto de partida é o estudo de matérias gerais, como física, matemática, redação e inglês técnico, e aulas em laboratório de eletrônica, eletrotécnica e computação. Na formação prática, você toma contato com análise de circuitos,