Escassez de água - um problema vivenciado na nossa realidade
Paulo Freire
SUMÁRIO
Introdução............................................................................. 05
Objetivos............................................................................... 06
Revisão Bibliográfica........................................................... 07
Metodologia.......................................................................... 09
Cronograma......................................................................... 10
Referencias.......................................................................... 11
INTRODUÇÃO
A água representa, sobretudo, o principal constituinte de todos os organismos vivos, ou seja, é um recurso natural essencial a vida. Além de estar relacionado ao desenvolvimento econômico e ao bem-estar social, é também considerado um bem inesgotável em quantidade, uma vez que se renova constantemente por meio do ciclo hidrológico.
Em rápidas pinceladas MORAES & JORDÃO (2002) alerta que “nas últimas décadas, esse precioso recurso vem sendo ameaçado pelas ações indevidas do homem, o que acaba resultando em prejuízo para aprópria humanidade”.Nessa linha de análise alerta que a grande crise da água está prevista para o ano de 2020 e tem preocupado cientistas das diversas áreas no mundo inteiro. Avisa que o caminho que poderá conduzir ao caos hídrico já é trilhado, representando, dentre outros, sério problema de saúde pública.
Cumpre ser examinado, nesse passo quea crise da água no século XXI é muito mais de gerenciamento do que uma crise real de escassez e estresse, ou melhor, é resultado de um conjunto de problemas ambientais agravados com outros problemas relacionados à economia e ao desenvolvimento social (TINDISI, 2008 apud Rogers et al, 2006 &Gleick, 2000).
Observa-se, preliminarmente, que a mudança de comportamento da humanidade em relação à natureza trouxe consigo