Meio Ambiente
ARTIGO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, SUSTENTABILIDADE
E CIÊNCIA: O PAPEL DA MÍDIA NA DIFUSÃO
DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS
Resumo: A sustentabilidade do meio ambiente deve sempre ser a meta buscada por qualquer indivíduo ou grupo que necessite de recursos naturais para sobreviver. E isso é um fato que não admite contestação.
Palavras chave: sustentabilidade, meio ambiente.
Os meios de comunicação adquirem a cada dia maior importância na formação dos cidadãos, principalmente das crianças e adolescentes. Nesse aspecto, as áreas de Comunicação e Educação encontram-se estreitamente inter-relacionadas.
A mídia emprega uma linguagem adequada ao nível de compreensão das massas. Nos tempos atuais, a comunicação passou a fornecer informações para que a humanidade se coloque diante de si mesma numa de avaliação de seu passado, da trajetória de seu desenvolvimento e da projeção de seu futuro. Torna-se um elemento essencial para a construção de caminhos que possam levar à uma solução de interesses políticos e econômicos.
Dentre os vários temas apresentados pelos meios de comunicação e que se tornam assuntos abordados também na sala de aula, destacam-se os problemas ambientais. Os problemas crescentes na área ambiental, em geral, em que a água assume papel estratégico no futuro da humanidade, em face da sua escassez e poluição, faz com que a Educação Ambiental nas escolas, utilizando a temática da água como eixo principal das discussões, cresça de importância a cada ano.
Da mesma forma, a mídia, ao trazer informações em tempo real sobre problemas ambientais do país, pode ser empregada como importante facilitadora para a prática da Educação Ambiental. Além disso, os veículos de comunicação são capazes de incentivar a reflexão crítica sobre ciência e tecnologia e contribuir para ações transformadoras da realidade.
O conceito de consumo sustentável, apesar de funcionar como alternativa de fratura na lógica de interesses do capital tem